texto | versão mobile
RadioramaBrasil.com

Pequenas brincadeiras com o Yahoo! Pipes

Sim, brincando. Esta ainda é a melhor forma de se aprender a usar uma ferramenta.

O Pipes do Yahoo! é uma ótima ferramenta para quem quer dar seus primeiros passos na programação para ferramentas Web para procesamento de informações. Através de vários operadores drag-and-drop simples e alguns recursos mais poderesos como expressões regulares é possível dar nova utilidade a informações disponíveis na internet através de XML, RSS, CSV, entre outras.

Nesta “brincadeira” utilizei a API do YouTube para resolver um problema que me incomodava: Costumo seguir o feed dos vídeos que meus amigos favoritam, mas o formato de feed que o YouTube fornece não é prático para ser acompanhado no Google Reader. Os itens trazem apenas links para o site, sem nenhum player embutido. A solução foi usar o Pipes. Basta colocar no campo o username do YouTube que você deseja acompanhar e depois assinar o RSS. Problema resolvido :)

Fique à vontade de clonar este Pipe para criar novas engenhocas. Reprogramar e reprocessar nada mais é do que dar ao mundo um novo ponto de vista, e de novos pontos de vista é que se fazem as inovações.

No Comments yet »

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

2007-2019 Alguns direitos resevados via Creative Commons
Tema GimpStyle Theme designed by Horacio Bella