texto | versão mobile
RadioramaBrasil.com

Open Video e Open Audio

Com o lançamento do Firefox 3.5 muito se falou sobre as vantagens das tags e dentro do HTML5. As vantagens deste formato são muitas, do fato de dispensar plugins externos (e de paciência do usuário em baixar e instalar) até uma melhor integração com programas usados por deficientes visuais para acessar a Internet.

Infelizmente não houve certificação deste formato para o HTML5 por divergências quanto ao codec a ser usado. O Firefox apóia o OGG Vorbis (open-source, diga-se de princípio), a Apple apóia o H.264 (licenciamento dela, rá!) para o Safari enquanto a Microsoft só observa de longe a briga.

Open Video

Dentro aqui do Labs, a gente já está brincando com os formato em duas páginas, uma de vídeo e outra de áudio; Na primeira você pode ver o clipe da banda sueca The Caesars com Jerk It Out e na segunda ouvir o tema da clássica série Doctor Who.

Aviso aos navegantes de código: Durante a criação desta página, descobrimos que o Firefox apresenta problemas para reconhecer vídeo .OGV em alguns servidores. A solução é simples, basta adicionar o seguinte código ao .htaccess ou às configurações do Apache:

<filesMatch ".(ogv)$">
Header set X-Pad "avoid browser bug"
</filesMatch>

E pra saber mais sobre estes formatos, leia também:

No Comments yet »

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

2007-2019 Alguns direitos resevados via Creative Commons
Tema GimpStyle Theme designed by Horacio Bella