texto | versão mobile
RadioramaBrasil.com
Arquivos Autores Sobre Fale Conosco Home

peixe : avião – 40.02

por Micael Silva
» 3 de fevereiro de 2010

As atuais incursões do rock dentro do cenário alternativo são tão profundes que são capazes de criar bons trabalhos até em terrenos pouco férteis para ele. Dentro do tradicional cenário cultural português uma banda da cidade de Braga se destaca: São os “peixe : avião”, escrito em minúsculas, mas com nada de minúsculo no som.

Entrar no íntimo da alma musical desta banda rende boas descobertas não importando qual linha musical você siga: Desde experimentalismos extremos como “Frio Bafio” e “Nortada”, de envolventes e profundos instrumentais até “Barro e Lama em Mão Alheia” e “Estátua de Espanto” flertando de frente com o estilo radiofônico, o álbum de estréia “40.02″ dificilmente passa sem agradar a ninguém em faixa nenhuma. Com canções longas, quase sempre ultrapassando os 3 minutos, o “peixe : avião” é uma banda que não tem medo de fazer o que seu nariz manda, mas não deixa de criar suas iscas comerciais para pescar novos fãs através das FMs.

A procura de um público universal? Mais pelas letras do que pelos ritmos. Entre metáforas e clichês, a forma subjetiva tipicamente portuguesa de se tratar de assuntos profundos teriam ouvidos em todo mundo se não fosse pela barreira da língua. Alguns críticos assinam essa prisão cultural já demarcando que Portugal ainda é pequeno demais para a grande música. Mas dentro ou fora disso, “peixe : avião” já pode se considerar muito grande. Senão for o sinal de novos tempos, com certeza já é um bom caminho.

Os bracarenses (é assim que se chama quem nasce na cidade de Braga) prometem um novo álbum em 2010, que já está em fase de mixagem. Mas você já pode conferir as outras faixas deles através do MySpace oficial.

Uma manifestação:

  1. peixe:avião – Madrugada » Clube do Rock 28/09/2010 - 09:34

    [...] também pensaram. O conjunto bracarense que desponta desde o seu último trabalho, “40.02“, como um dos grandes conjuntos de música pop/alternativa/eletrônica de Portugal na [...]

Deixe seu comentário

Aviso:

Não serão aceitos neste blog comentários ofensivos. Você tem toda a liberdade de discordar dos assuntos e opiniões aqui tratados, mas faça isso como gente grande.

2007-2017 Alguns direitos resevados via Creative Commons
Tema RockinChrome designed by Cory Miller