texto | versão mobile
RadioramaBrasil.com
Arquivos Autores Sobre Fale Conosco Home

Fonzie – Caminho

por Tadashi Oshiro
» 3 de outubro de 2010

Alguns dias atrás li uma entrevista do músico argentino Fito Páez, ícone do rock argentino e bastante conhecido em toda a América Latina (ou hispânica). Nela ele diz que o Brasil criou uma ‘fortaleza musical’: “O mais provável é que o fato de o Brasil ter se tornado uma potência musical do século 20, ao inventar a bossa nova e o tropicalismo, tenha gerado um autoabastecimento de ideias. Uma sensação de que não é necessário ouvir coisas de fora. (…) Há uma fortaleza no Brasil que examina de outra forma o que chega de fora”. O fato citado por Fito Páez, vale inclusive para músicas em português de fora do Brasil. Só sabemos o que acontece de novo em Portugal, por exemplo, se corrermos atrás. Na TV ou no rádio não temos acesso aos grandes nomes da música portuguesa na atualidade. Caso bem diferente dos nossos irmãos, onde a música brasileira parece ser tão valorizada quanto a própria.

Fonzie é daqueles casos onde você quase não tem reconhecimento no país de origem, mas tem respeito e admiradores em todos os cantos do mundo (algo parecido com o Cansei de Ser Sexy, no Brasil). Isso parece ter mudado um pouco após o lançamento do single ‘A Tua Imagem’, há mais de um ano. Primeira música da banda em português e primeira do aguardado (pelo menos pra mim) primeiro disco da banda completamente em português.

Aqui no Brasil os Fonzie deixaram fãs, é uma banda conhecida do meio independente. Tem um split gravado com bandas consagradas no cenário, como Switch Stance e o Sugar Kane. Além de algumas turnês por aqui.

Caminho é o quinto álbum do quarteto. Tem uma seqüência inicial que te convida a querer ouvir todas as 12 faixas do disco. ‘Caminho’, ‘A Grande Queda’ e ‘A Tua Imagem’, são as três primeiras músicas. Todas lembram bem o já conhecido Fonzie (em inglês), e o grande destaque fica por conta de ‘A Grande Queda’.

Duas músicas chamam atenção: ‘Família’ e ‘A Amizade é Eterna’. Passam mensagens e valores que não temos mais na música brasileira. Até por isso, a princípio é normal estranhar a letra. ‘Geração’ também segue a mesma linha, falando sobre infância e a “nossa” geração. Muito boa canção por sinal.

Não sei se existe planos do álbum ser lançado no Brasil, mas é uma boa oportunidade do Fonzie aparecer de vez para os brasileiros e portugueses. Uma turnê do ‘Caminho’ por aqui, seria muito bem vinda.

Deixe seu comentário

Aviso:

Não serão aceitos neste blog comentários ofensivos. Você tem toda a liberdade de discordar dos assuntos e opiniões aqui tratados, mas faça isso como gente grande.

2007-2017 Alguns direitos resevados via Creative Commons
Tema RockinChrome designed by Cory Miller