texto | versão mobile
RadioramaBrasil.com
Arquivos Autores Sobre Fale Conosco Home

Let’s Rock Around The World – Japão 1/4

por Tadashi Oshiro
» 8 de julho de 2009

Let’s Rock Around The World volta numa edição especial minha, só artistas japoneses. Quem se assustou com o termo artista e não banda, pode começar a reclamar, tem música pop no meio. Veja isso por um lado bom, minha fase samba não vai estar presente, só porque não tem samba de verdade aqui. Então, 4 semanas, 3 segundas (já que a primeira era para ser no dia 5), duas delas vou postar no Japão e as outras duas no Brasil, ok?

Apesar de morar no Japão, ser de família japonesa, eu confesso que não sou lá grande fã da música japonesa, seja ela qual for, mas o L’Arc~en~Ciel talvez seja a única exceção. Não sei o que cada integrante está fazendo e nem procuro me informar, mas são 4 músicos que admiro muito. Por isso eu fiz questão de separar essa primeira parte só para eles. Qualquer erro, pode corrigir que eu dou uma consertada, mas peguem leve, pois foi uma mistura do que eu sabia, com o que li na internet e algumas mentiras (assim como essa).

- L’Arc~en~Ciel

O nome não é muito amistoso, mas a origem não é japonesa e sim francesa. L’arc en ciel, significa arco-íris (Eu fiz aula de francês, e adivinha qual foi uma das primeiras coisas que quis confirmar com a professora?). A pronúncia em japonês é Laruku an Shieru, mas a banda também é conhecida apenas como L’arc (Laruku).

A banda foi formada em 1991, a partir de um convite do baixista Testsu, para que Hyde, assumisse como vocalista da nova banda.

True (1996) foi o álbum que fez a banda alcançar um reconhecimento maior. Porém, no ano seguinte, o baterista Sakura foi preso por porte de drogas (heroína), e como isso pesa muito na questão de um artista aqui no Japão, a banda perdeu mídia e isso culminou com a saída do baterista, que foi substituido por Yukihiro.
Hoje Sakura tem uma banda chamada Sons of All Pussys, com o guitarrista do L’arc, Ken. Além disso, Sakura é escritor e diretor.

Desde 97, a banda mantém a formação: Hyde (vocalista), Tetsu (baixista), Ken (guitarrista) e Yukihiro (baterista), depois disso lançaram bons álbuns, que são os mais vendidos até hoje.

Em 2000 lançaram o álbum REAL e logo depois deram uma pausa na banda. Com isso, todos os integrantes seguiram com seus próprios projetos.

A banda volta em 2004 com o álbum Smile e com o grande sucesso da música Ready Steady Go, que fez parte do anime Full Metal Alchemist. Depois disso ainda lançaram os CDs Awake (2005) e Kiss (2007).

Em 2009 foi lançado o DVD Live in Paris, que conta com o show e um documentário.

L’Arc~en~Ciel é considerada pela Organização Japonesa de Cultura, como a maior banda japonesa de todos os tempos.

- P’unk~en~Ciel

P’unk~en~Ciel é um projeto dos próprios músicos do L’arc~en~Ciel, onde a banda toca suas músicas com outra formação e numa versão mais rápida. O P’unk~en~Ciel surgiu em 2004 e sua formação é Tetsu (vocal), Hyde (guitarra), Yukihiro (baixo) e Ken (bateria).

As músicas do P’unk~en~Ciel são lançadas em forma de b-sides nos singles da banda. Desde 2004, a banda já regravou 10 músicas.


- HYDE / VAMPS

Hyde é um daqueles aquelas caras que nasceu para ser um rockstar japonês, multi-instrumentista, compositor, poeta, ator, vocalista de uma das principais bandas japonesas e na minha opinião, uma das melhores vozes do rock.

Com o tempo dado pelo L’Arc~en~Ciel em 2001, HYDE parte para sua carreira solo e depois de lançar alguns singles, lançou o CD ROENTGEN, em 2002.

HORIZON é o primeiro single do segundo álbum de HYDE, o HELLO de 2003, e no single de HORIZON, um cover, da música Lucy in the Sky With Diamonds dos Beatles e única música lançada por HYDE onde o título não é escrito com letras maiúsculas.

666 é o terceiro álbum de HYDE, e no Japão seis é roku, ou seja: roku roku roku, ou: rock rock rock. O último álbum de HYDE é o FAITH, que não larga a polêmica, pois aborda a religião em algumas faixas. Apesar disso, a turnê do álbum não fica só no Japão, e HYDE se apresenta nos Estados Unidos também.

Desde o ano passado, Hyde vem fazendo shows pelo Japão, mas dessa vez sua turnê não é como HYDE e sim como VAMPS, o anúncio foi no início de 2008, e agora VAMPS é um projeto de Hyde com o guitarrista K.A.Z, da banda Oblivion Dust.

LOVE ADDICT é meu último vício.

4 manifestações:

  1. JO SANTOS 8/08/2009 - 14:22

    Cara, L’arc~en~Ciel realmente é uma banda japonesa diferente, o som deles é muito PHODA…
    Curti demais e vou adotar como uma das minhas bandas favoritas…
    Achei a música Blurry Eyes Fantástica…
    To vendo se consigo o Live in Paris, mas aqui em Manaus é meio difícil!

    Valeu pela dica da Banda…

  2. ranai 24/04/2010 - 20:09

    muito bom parabens

  3. Felipe 30/04/2010 - 22:13

    Parabens a materia fico mt legal ms xD
    ja conheço o L´Arc~en~Ciel a uns 5 anos
    E tanto na banda e individualmente els são otimos
    musicos na Minh opinião o L´Arc~en~Ciel e uma das melhores bandas do mundo

  4. VAMPS – BEAST » Clube do Rock 22/08/2010 - 14:27

    [...] agosto de 2010Já comentei aqui sobre VAMPS, foi em julho do ano passado, no “finado” Let’s Rock Around The World. Para adiantar nosso lado, vou dar um ctrl c + ctrl v, em algumas informações da época e depois [...]

Deixe seu comentário

Aviso:

Não serão aceitos neste blog comentários ofensivos. Você tem toda a liberdade de discordar dos assuntos e opiniões aqui tratados, mas faça isso como gente grande.

2007-2019 Alguns direitos resevados via Creative Commons
Tema RockinChrome designed by Cory Miller