texto | versão mobile
RadioramaBrasil.com
Arquivos Autores Sobre Fale Conosco Home

Let’s Rock Around The World – Argentina 2/2

por Tadashi Oshiro
» 16 de abril de 2009

Voltamos com a segunda e última parte do “Let’s Rock Around The World – Argentina”, se você perdeu a primeira parte, clique aqui que você encontra uma tentativa de explicação do que é isso, além de conferir as nossas 3 primeiras indicações de bandas argentinas. Nessa última parte nós contamos com a indicação do Gustavo, baixista da banda mineira Rezet, que indica a banda Sudarshana.

Antes de começar a última parte dessa nossa viagem, já vou falar qual será a nova viagem, que terá início no primeiro dia de maio, será o Chile. Já estou ouvindo algumas coisas e separando algo que acho interessante, se você conhece alguma banda do Chile e quer colaborar com a nossa viagem, entre em contato pelo nosso ‘Fale Conosco’ ou pelo tadashi@radioramabrasil.com. Aproveitem, e até nossa próxima parada.

Soda Stereo

Gustavo Cerati, Zeta Bosio e Charly Alberti se juntaram em 1982, e só se apresentaram pela primeira vez, um ano depois, em Buenos Aires.

Não demorou muito e os 3 garotos já estavam conhecidos no cenários underground da capital argentina.
Depois de 2 CDs lançados, em 1984 e 1985, a banda vai para sua primeira viagem pelo continente sulamericano, passa por: Equador, Chile, Venezuela, Peru e Colômbia. Em 1987 bate recorde de público no Paraguai, e toca para mais de 35 mil pessoas no México.

Em 1993, depois de mais de 10 anos de carreira, shows na Espanha, gravações de álbuns nos Estados Unidos e vários recordes de público pela América do Sul, o Soda Stereo, preferiu se separar. Cada integrante seguiu uma carreira diferente, mas todos continuaram envolvidos com a música.

Em 1995 lançaram o CD ‘Sueño Stereo’, que foi todo planejado no ano anterior. O rápido sucesso do CD, leva a banda, para shows, por todo canto do continente, incluindo os Estados Unidos. Mas em 1997 a banda se separa novamente por problemas entre os integrantes.

Depois de 10 anos, a banda voltou aos palcos do continente americano para uma última turnê, no fim de 2007. A turnê se chamou ‘Me Verás Volver’ ou ‘Me Verás Voltar’, trecho de uma música chamada ‘En la Ciudad de la Furia’, e reuniu mais de 1 milhão de pessoas. O último show foi no estádio Monumental de Nuñez, do tradicional time argentino, River Plate, palco da final da Copa do Mundo de 1978.

A banda tem 4 álbuns na lista dos 250 melhores CD do rock iberoamericano (países da América de língua espanhola), ‘Canción Animal’ (2), ‘Comfort y Música Para Volar’ (15), ‘Signos’ (40) e ‘Sueño Stereo’ (41).

De Música Ligera é a música mais conhecida do trio argentino, e já foi regravada por bandas brasileiras como Os Paralamas do Sucesso e Capital Inicial, que gravou com o nome de ‘À Sua Maneira’.

- A Torre de los Ingleses, foi construída por ingleses em Buenos Aires, e é uma “réplica” do Big Ben em londres.

Estoy Konfundida

A Estoy Konfundida foi a primeira banda argentina que conheci e gostei. Não sei ao certo onde foi que encontrei a banda, acho que foi no MySpace em 2006. Não me parece ser uma banda conhecida na Argentina, mas o fato de ser composta por 4 mulheres me chama atenção, mas só me chama atenção por serem 4 mulheres mesmo, pois falta muita beleza para as meninas que tocam punk de uma forma divertida, segundo a própria banda.

Tive algumas dificuldades para saber a biografia das meninas, inclusive em espanhol, acho que por não ser tão conhecida ainda. A banda foi formada em 2003, por 4 meninas que já se conheciam por tocar na mesma cena e em bandas diferentes. Gravaram uma compilação para um selo brasileiro com outras bandas argentinas (quem souber mais sobre isso, nos informe).

Para a Estoy Konfundida pode faltar muita beleza ainda, para chamar aquela atenção que os brasileiros gostam, mas num palco com seus instrumentos de trabalho em mãos, acho que você nem vai lembrar disso, para quem gosta de música punk rápida e divertida, fica aí a indicação.

- Apesar de ter surgido na Colômbia, a cúmbia é o ritmo musical mais popular da Argentina. Ficou conhecida no Brasil, pelo argentino Tevez, que atuou com destaque na equipe do Corinthians. Por sorte, o destaque da cúmbia não passou disso no Brasil.

Sudarshana

Formado em 1996, com outro nome, a Sudarshana de Buenos Aires, também já passou por outras várias formações. A banda se caracteriza por seus integrantes vegans e pela banda seguir o modo de vida Straight Edge. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Straight_edge)

A banda passou a ter destaque a partir de 1999, e já no ano seguinte estava fazendo 2 shows no Chile. Tocou junto com a banda brasileira Point of No Return (uma das mais conhecidas do seguimento no Brasil) na sua turnê argentina.

A banda se apresentou no festival ‘Verdurada’ em São Paulo, no início de 2002, festival esse que a banda classifica como o mais importante de Hc de toda a América Latina.

- Muitas das tradições do Rio Grande do Sul, também são comuns na Argentina, uma delas é o consumo de chimarrão, bastante popular no sul do Brasil.

Deixe seu comentário

Aviso:

Não serão aceitos neste blog comentários ofensivos. Você tem toda a liberdade de discordar dos assuntos e opiniões aqui tratados, mas faça isso como gente grande.

2007-2019 Alguns direitos resevados via Creative Commons
Tema RockinChrome designed by Cory Miller